CANOAGEM
Alqueva (Rio Djebe)
Alqueva
(Rio Alcarrache)
Alqueva
(Estrela / Mourão)
Rio Ardila
-  Rio Douro
(Internacional)
-  Rio Douro
-  Rio Tejo
-  Rio Tejo
(Internacional)
Costa de Cascais
-  Cascais / Lisboa
Sapal das Hortas
Sado Challenge
Rio Raia
Sesimbra / Portinho Arráb.
-  Guadiana
(Badajoz/Jerumenha)
-  Guadiana
(Alqueva/Pedrógão)
-  Guadiana (Pedróg/PulodoLobo)
-  Guadiana
(Mértola/Vila RStºAnt)
-  Algarve (Ria Formosa)
-  Algarve
(Ponta da Piedade)
-  Volta à Costa Portuguesa
-  Volta à Madeira
Rio Zêzere
Berlengas

BTT
-  Serra da Arrábida
Serra de Aires

CANOAGEM E BTT
-  Serra da Arrábida

RAFTING
Rio Paiva

ACTIVIDADES / AGENDA

Esta é uma das actividades que tem obtido maior receptividade por parte de quem gosta do passeio / aventura.
O percurso de BTT com cerca de 15 km e o de canoagem com cerca de 20 km  são de dificuldade reduzida, ao alcance de praticamente todos. Para os grupos mais experientes, existe a possibilidade de realizar um percurso de BTT mais longo (cerca de 50 km). Para além das magníficas paisagens naturais que disfrutamos ao longo dos percursos, aconselhamos no final uma visita a Mértola para conhecer melhor todo o seu património.

A Mina de São Domingos

fica situada na Faixa Piritosa Ibérica, província metalogenética de classe mundial, onde predominam jazigos de sulfuretos maciços cuja génese se relaciona com a actividade vulcânica que aqui ocorreu durante o periodo de tempo compreendido entre os 359 e os 326 milhões de anos antes do presente. Os vulcões instalaram-se no fundo de um mar pouco profundo onde os produtos vulcânicos (lavas, vulcanoclastos, etc) se misturaram com a sedimentação detrítica, representada por xistos e arenitos. Com o fim da actividade vulcânica, o mar tornou-se mais profundo por efeito de forças compressivas que se desenvolveram na crosta terrestre, e os sedimentos que aí se acumularam em grande quantidade (designados por turbiditos) resultaram em parte da erosão submarina dos próprios vulcões e provavelmente da destruição de deltas, cuja situação geográfica é desconhecida. As variadas formas de vida que existiram nesse mar, onde predominavam cefalópedes e bivalves, e também as florestas situadas nas suas margens, estão actualmente preservadas na forma de fósseis, que nos fornecem a idade das rochas em que ocorrem. A fascinante actividade extractiva desenvolvida em São Domingos, desde a época romana até 1966, é apresentada atrvés da cartografia geológica e mineira do Vale da Ribeira de São Domingos.

O Sitio Mineiro
No centro mineiro de S. Domingos podem observar-se vários tipos de escombreiras localizadas nas proximidades da corta e ao longo do vale da Ribeira de S. Domingos. A tipologia destes escombros reflete o modo como a mina foi explorada desde a época romana. Na região envolvente da corta encontram-se os escoriais romanos e as escombreiras de fragmentos de chapéus de ferro e de rochas vulcânicas muito oxidadas, caracterizadas por terem teores significativos em ouro. Na área industrial da Achada do Gamo predominam os escombros de escórias modernas, minério e cinzas de fundição, sendo comum a presença de enxofre nativo e de sulfatos de ferro, de cobre e de alumínio. Junto à estação de moagem da Moitinha ocorrem extensos campos de cementação onde o minério era sujeito a processos de lixiviação por águas ácidas, de forma a obter-se cobre metálico.
Nas proximidades das fábricas de enxofre da Achada do Gamo, e entre este local e a barragem do Chumbeiro, localizada a juzante, evidenciam-se amplas superfícies não vegetadas e afectadas por drenagem ácida de mina, outrora controlada por uma vasta rede de canais. Entre a corta e o porto mineiro do Pomarão, situado a 18 Km a sul de S. Domingos, na margem esquerda do rio Guadiana, desenvolveu-se um complexo sistema ferroviário, iniciado em 1859. Após o curto transporte por ferrovia, o minério de S. Domingos era exportado para Inglaterra, por via fluvial e marítima.
 

LINKS
- Marina Parque das Nações
- SIPRE

- Federação Port. Canoagem
- ACBTejo

FORMAÇÃO
- Work-Shop BTT (Mecân.Básica)
- Esquimotagem
- Canoagem
- Orientação

BLOGUES
- Jorge Banha
- Paulo Branco



TORNEIO NAVALISTA 2007

.

MINAS DE S. DOMINGOS

Chegada ao local de partida