CANOAGEM
Alqueva (Rio Djebe)
Alqueva
(Rio Alcarrache)
Alqueva
(Estrela / Mourão)
Rio Ardila
-  Rio Douro
(Internacional)
-  Rio Douro
-  Rio Tejo
-  Rio Tejo
(Internacional)
Costa de Cascais
-  Cascais / Lisboa
Sapal das Hortas
Sado Challenge
Rio Raia
Sesimbra / Portinho Arráb.
-  Guadiana
(Badajoz/Jerumenha)
-  Guadiana
(Alqueva/Pedrógão)
-  Guadiana (Pedróg/PulodoLobo)
-  Guadiana
(Mértola/Vila RStºAnt)
-  Algarve (Ria Formosa)
-  Algarve
(Ponta da Piedade)
-  Volta à Costa Portuguesa
-  Volta à Madeira
Rio Zêzere
-  Berlengas

BTT
-  Serra da Arrábida
Serra de Aires

CANOAGEM E BTT
-  Serra da Arrábida
Rota do Minério

RAFTING
Rio Paiva

ACTIVIDADES / AGENDA

CONHEÇA MORA

É aqui bem perto de Lisboa (110 km) que pode fazer Canoagem num dos mais preservados cursos de água do País.
A Ribeira de Raia passa pela Vila de Mora e é um dos percursos que não deixa ninguém indiferente. Tem águas "mexidas", calmas, alguns saltos, locais de vegetação exuberante, zonas onde os canoistas se obrigam à entre ajuda, etc.
Abrigada na vegetação das margens e na das ilhotas, a fauna do Raia é riquíssima em Aves, Répteis, Insectos e Mamíferos, contudo, é pelo peixe que o Raia é famoso até além fronteiras. Aqui podem ser encontrados alguns dos maiores exemplares de Achigãs, Barbos e Carpas para além de muitas outras espécies pelo que este curso de água foi escolhido para o Campeonato Mundial de Pesca.
A construção do "Fluviário de Mora", um grande projecto de divulgação e preservação da fauna e flora fluvial, tornou Mora num destino turístico de referência a nível nacional e internacional.
O Concelho de Mora é constituído por quatro freguesias (Brotas, Cabeção, Mora e Pavia), situa-se no Alto Alentejo, praticamente no centro de Portugal, a escassos 100 km de Lisboa.
A Mora foi concedido foral por D.Manuel I a 23 de Novembro de 1519.
Da sua paisagem destacamos os grandes montados de sobro e a Mata Nacional de Cabeção, uma das maiores matas de pinheiro manso do Alentejo.
Para além dos serviços, a caça e a pesca representam pólos de grande relevância para a vida económica do Concelho.
Dos locais de interesse turístico destacamos o "Cromeleque das Fontainhas" (Pavia, junto à EN 251) edificado entre o início do 4º e meados do 3º milénio a.c.; a Ponte da Ribeira de Tera (sécs. XV-XVI); Torre das Águias (séc. XIV); Azenhas e Antas da Ribeira da Raia. (saiba mais)
A gastronomia é também um dos "fortes" do Concelho de Mora onde se situa um conjunto de prestigiados restaurantes . Destacam-se os pratos de "Migas de Espargos", "Sopa de Cação", "Pésinhos de Coentrada" e, como não podia faltar, os pratos de Caça. (saiba mais)

FLUVIÁRIO DE MORA
Situado no Parque Ecológico do Gameiro, o Fluviário de Mora é um espaço único que desde a sua inauguração (recente) já contabilizou mais de 150.000 visitantes.
Tem por objectivo a compreensão e apreciação da variedade do mundo fluvial de Portugal, através de exposições, educação e investigação de elevada qualidade baseadas na apresentação de exemplares.
Dos seus conteúdos destacam-se:
- Apresentação da fauna e flora aquática de água doce, de Portugal, recriando ambientes e ecossistemas o mais natural possível.
- Divulgação e educação ambientais, utilizando os conteúdos do aquário e promovendo a conservação da natureza e a compreensão do impacte do homem na vida animal e vegetal.
- Enquadramento no âmbito ecológico-social das tradições locais, nomeadamente a ligação de Mora ao rio e como centro de pesca desportiva.
- Manutenção de exemplares vivos, em cativeiros controlada por técnicos especializados, tendo em conta o bem estar das necessidades de cada espécie e no intuito de completar, sempre que possível, os ciclos de reprodução.

LINKS
- Marina Parque das Nações
- SIPRE

- Federação Port. Canoagem
- ACBTejo

FORMAÇÃO
- Work-Shop BTT (Mecân.Básica)
- Esquimotagem
- Canoagem
- Orientação

BLOGUES
- Jorge Banha
- Paulo Branco


CONHEÇA AS TÉCNICAS DE CANOAGEM

.